O BLOG MAIS FELIZ DO BRASIL:

Já são mais de 70 mil visitas.

Muito Obrigado pela sua Visita!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Baixa audiência, novos formatos e poucas novidades marcaram a TV em 2008!


Definitivamente, 2008 foi um ano ruim para a teledramaturgia. Afinal, o fantasma da baixa audiência rondou grande parte das produções. Na Globo, novelas foram encurtadas e outras registraram o pior Ibope da tevê nos últimos anos. Para se ter uma idéia, "A Favorita", de João Emanuel Carneiro, estreou em 2 de junho, com média de 35 pontos e 39 de pico. Tal índice é considerado morno para o horário nobre da emissora, que, na década de 90, registrava uma média de 60 pontos. Apesar de a estréia não ter sido das melhores, no decorrer dos meses, a trama se recuperou e chegou a uma média de 48 pontos no dia 16 de dezembro. A média atual é de 40 pontos.



Os homens de preto do "CQC" conquistaram o público e cresceram a audiência

A menina-prodígio Maisa chegou a empatar com a Globo em agosto no Ibope
Enquanto na teledramaturgia, a audiência, especialmente a da Globo, andou "mal das pernas", na linha de shows o público "usou e abusou" do controle remoto. E não perdeu as novidades dos outros canais. Tanto que o "CQC", que estreou em 17 de março na Band com apenas 2 pontos, registra agora média de 5 pontos e 7 de pico nas noites de segunda, bons números para a emissora. Outra estréia em 2008 que não passou desapercebida foi o "Sábado Animado", do SBT. Apresentado pela pequena Maisa Silva, de 6 anos, o programa, que vai ao ar aos sábados das 7 às 12h45, chegou a empatar com a Globo no primeiro lugar do Ibope em agosto. Tudo por conta da menina prodígio e suas tiradas excepcionais.

Como vem acontecendo há quatro anos, em 2008 a Record continuou a investir pesado em novelas. Não à toa, no meio do ano, a emissora estreou duas: "Os Mutantes - Caminhos do Coração", no dia 3 de junho, e "Chamas da Vida", no dia 8 de julho. A primeira continuou -afinal é a continuação de "Caminhos do Coração"- a apostar nos mais variados mutantes: de feras e vampiros a lobisomens e serpentes. E, por incrível que pareça, registrou 14,3 pontos, média considerada mais do que favorável para o horário das oito, que compete diretamente com o tradicional "Jornal Nacional", da Globo.

Nesta emissora a audiência aquém do esperado não foi "mérito" apenas de "A Favorita". Lançada com a missão quase impossível de reerguer a malfadada audiência das seis da tarde, "Negócio da China", de Miguel Falabella, conseguiu obter um desempenho abaixo ao de sua antecessora, "Ciranda de Pedra". Na estréia da trama, em 6 de outubro, e nas três semanas seguintes, os números não foram nada satisfatórios: a novela registrou média de 21 pontos. Mesmo tendo como casal de protagonistas os populares Grazi Massafera e Fábio Assunção, o folhetim não caiu nas graças do público.

Como se não bastasse a ínfima adesão inicial dos telespectadores à história, a audiência sofreu outro baque com a saída de Fábio Assunção. Alegando problemas de saúde, o galã pediu para sair do folhetim em 13 de novembro. Ou seja, um mês e sete dias após a estréia. Grazi Massafera, a doce Lívia, teve de segurar as pontas sozinha. E sua mocinha mudou de rumo, se envolvendo mais seriamente com o padeiro João, de Ricardo Pereira.

Mas, se 2008 foi de azar para algumas produções dramatúrgicas, para outras uma onda de sorte falou mais alto. É o caso da produção "teen" "Malhação". A novelinha -que chegou a ter a temporada deste ano antecipada por conta da má audiência de 2007-, conseguiu arrebatar crianças e adolescentes apostando no amor entre a pobre Angelina, de Sophie Charlotte, e o riquinho Gustavo, de Rafael Almeida. E chegou a marcar, em novembro, 27 pontos de média -índice superior ao da atual trama das seis.

Para o telejornalismo, o ano foi de muito trabalho. Das Olimpíadas na China, em agosto, às eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro, os telejornais não perderam um detalhe. Afinal, quase todas as emissoras enviaram suas equipes jornalísticas aos dois países.

Como se vê, 2008 teve pouquíssimas novidades. Apesar de uma quantidade grande de estréias, nenhuma fugiu ao formato tradicional. Talvez por isso os telespectadores tenham perdido o interesse pela tevê. Afinal, nada mais sem graça do que dar atenção aos modelos de sempre.

Veja a seguir uma retrospectiva, mês a mês, dos programas e fatos que movimentaram a telinha em 2008:

JANEIRO

08/01 - Estréia do "BBB8" marca 37 pontos e não supera a audiência da edição anterior, que registrou 43.
21/01 - Aos 43 anos, morre o ator Luiz Carlos Tourinho. Na ocasião, Tourinho interpretava o fofoqueiro Nezinho em "Desejo Proibido", tramas das seis da Globo.

FEVEREIRO

18/02 - Estréia de "Queridos Amigos" registra 23 pontos de média. Comparado às minisséries "Amazônia", exibida em 2007, e "JK", em 2006, o índice é baixo. Afinal, a trama assinada por Glória Perez estreou com 34 de média e "JK" marcou 39 no primeiro capítulo.

MARÇO

19/03 - Rodrigo Faro assina contrato de quatro anos com a Record. O ator e apresentador se muda para a emissora para assumir o comando dos programas "O Melhor do Brasil" e "Ídolos".
21/03 - Daniela Cicarelli estréia o "game" "Quem Pode Mais?", na Band. No primeiro dia de exibição, o programa registra uma média de 2 pontos. Por causa dos baixíssimos índices de audiência, a apresentadora tem de migrar sua gincana juvenil para os sábados. Em 7 de setembro, Cicarelli apresenta o último programa, que sai da grade da emissora.
31/03 - Em busca de audiência, Ana Maria Braga se muda para o Rio, onde passa a gravar o novo "Mais Você".
31/03 - A atriz Nívea Stelmann assume o posto de repórter do "Video Show", da Globo.
31/03 - Depois de quatro anos na Record, o ator e apresentador Márcio Garcia volta para a Globo.

ABRIL

01/04 - Grávida de sete meses, Maria Paula é substituída por Cláudia Rodrigues no "Casseta & Planeta, Urgente!".
03/04 - "Casos e Acasos" ganha espaço semanal, todas as quintas, na programação da Globo.
04/04 - "Dicas de Um Sedutor" ganha espaço semanal, todas as sextas, na programação da Globo.
06/04 - "Faça Sua História" ganha espaço semanal, todos os domingos, na programação da Globo.

MAIO

06/05 - Estréia "Aprendiz 5, O Sócio", na Record. A quinta edição do programa, apresentado por Roberto Justus, garante uma ótima audiência à emissora, com 13 pontos de média e 18 de pico.
10/05 - Xuxa lança mais um programa na Globo, o "TV Xuxa", com 12 pontos de média.
12/05 - Band estréia a novela "Água Na Boca", registra 5,2 pontos no Ibope e mantém a média da emissora no horário - 3,3 pontos.
18/05 - O "Domingão do Faustão" completa 1000 programas.
31/05 - Final do quadro "Soletrando 2008", do programa "Caldeirão do Huck", garante 25 pontos de média no Ibope. O vencedor, o mineiro Éder Coimbra, de 15 anos, leva o prêmio de R$ 100 mil.

JUNHO

02/06 - A Globo tem a pior audiência em novela das oito com a estréia de "A Favorita", com 35 pontos e 39 de pico.
03/06 - O "Profissão Repórter" ganha espaço semanal, todas as terças, na programação da Globo.

JULHO

19/07 - Aos 101 anos, morre a atriz Dercy Gonçalves.
22/07 - Com apresentadores apenas em São Paulo, o "Hoje Em Dia", da Record, passa a ter uma apresentadora no Rio: a jornalista Mariana Leão.

AGOSTO

03/08 - A Globo dá início à cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.
05/08 - Flora, papel de Patricia Pillar, assume que é a assassina em "A Favorita". O capítulo marca 45 pontos de média no Ibope, o melhor desempenho desde a estréia da trama, no dia 2 de junho.

SETEMBRO

01/07 - O SBT estréia o "Olha Você". Apresentado por Claudete Troiano, Ellen Jabour, Alexandre Bacci e Francesco Tarallo, o programa tem formato parecido com o "Hoje Em Dia", da Record.

NOVEMBRO

26/11 - Durante o programa "Mais Você", Ana Maria Braga ofende, ao vivo, o ex-policial Marcelo Silva por trair a atriz Susana Vieira. Marcelo morreu recentemente, no dia 11 de dezembro, de overdose.

DEZEMBRO

01/12 - Del Rangel deixa a Band e assume a teledramaturgia do SBT.
08/12 - Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos, lança "Revelação", nova novela do SBT, com 9 pontos de média - índice bem satisfatório para o horário das 23 horas.
09/12 - Estréia da minissérie "Capitu", de Luiz Fernando Carvalho, marca 15 pontos de audiência.

Nenhum comentário: