O BLOG MAIS FELIZ DO BRASIL:

Já são mais de 70 mil visitas.

Muito Obrigado pela sua Visita!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

10 anos sem Manchete!


Há exatos dez anos, o telespectador brasileiro perdia a Rede Manchete de Televisão. No dia 10 de maio de 1999, foram encerradas as transmissões de uma emissora que se destacou por suas grandes novelas, infantis, musicais e jornalísticos.

Em 19 de agosto de 1981, em Brasília, o empresário Adolpho Bloch assinou um contrato para a implantação de uma nova emissora. O nome do novo canal seria o mesmo da revista Manchete, também do Grupo Bloch. Com um investimento de cerca de 50 milhões de dólares, surgia então a Rede Manchete de Televisão.

Com emissoras próprias em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, a nova TV estreou em 5 de junho de 1983, um domingo. No lançamento, foi exibido um vídeo onde uma nave em formato de "M" (logotipo da Manchete), sobrevoava cidades brasileiras.

O primeiro programa exibido foi o musical Mundo Mágico. No decorrer dos anos, programas como Conexão Internacional, Bar Academia, Jornal da Manchete, Clube da Criança, Tamanho Família, Repórter Manchete e Na Rota do Crime marcaram época.

A dramaturgia, lançada em 1984, teve sua estreia com a minissérie Marquesa de Santos. Nos anos seguintes, vieram novelas como Dona Beija, Kananga do Japão, Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Xica da Silva e Brida.

Em meio a exibição de marcantes atrações durante quase duas décadas, também se entendeu uma crise financeira iniciada em 1986. Nessa época, a Manchete já acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida que chegava a 23 milhões de dólares.

Após varias tentativas de salvar a emissora no decorrer dos anos, em 1999, a família Bloch arrendou a programação para a Igreja Renascer em Cristo. Pelo acordo, a Renascer se responsabilizaria pelas finanças e pela programação durante um período de 15 anos.

Depois de um mês nas mãos da Renascer, a Manchete retornou ao comando do grupo Bloch. O arrendamento foi desfeito devido à falta de pagamento da primeira parcela do contrato.

Em 10 de maio de 1999, depois de várias reuniões, concretizou-se a venda da Manchete para o Grupo TeleTV, grupo do empresário Amilcare Dallevo Júnior. Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da RedeTV!(créditos site Natelinha)

Nenhum comentário: